top of page
Buscar
  • Foto do escritorErnesto Vasconcelos

A importância do serviço do vinho!

Atualizado: 11 de set. de 2019


O serviço do vinho envolve uma série de procedimentos que, embora possam parecer óbvios à primeira vista, quando observados em seu conjunto maximizam o prazer que se pode usufruir do vinho.

Em um restaurante, essa atividade cabe, ou deveria caber, ao Sommelier - o profissional que ajuda os comensais a escolherem o vinho que melhor combinará com a comida a ser servida, elabora a carta de vinhos do restaurante, além de cuidar de sua compra e guarda.

O conhecimento do serviço do vinho, aliado aos conceitos teóricos e práticos que se deve ter sobre essa bebida, não deve ser negligenciado. Assim, saber escolher o vinho, onde comprá-lo, como ler o rótulo (um assunto bastante complexo, pois cada país produtor tem a sua legislação), qual a forma e a cor que a garrafa daquele determinado vinho deve ter, se ela foi bem armazenada e se é de uma boa safra, são conhecimentos importantes.


E, depois da compra, como devemos armazenar esse vinho? Devemos tomá-lo logo ou ele é um vinho de guarda, que evoluirá com o passar dos anos? De que forma se deve retirar a rolha e como e a que temperatura servi-lo? Até que ponto se deve encher uma taça e com que comida servir esse vinho?

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Lendo o rótulo!!!

O rótulo é o principal meio que um produtor dispõe para passar informações ao consumidor. Se formos verificar, veremos que se trata de uma conquista recente, pois até 1860 os vinhos eram vendidos sem

Tabela de Temperatura!

TIPOS TEMPERATURA (°C) Brancos doces 5 - 7 Champ

bottom of page